A sustentabilidade empresarial se tornou uma expressão de ordem nas decisões estratégicas dos negócios. Não há mais dúvidas de que os aspectos socioambientais precisam fazer parte do dia a dia deles, incluindo o setor de condomínios logísticos.
Engajar-se na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável das populações em seu entorno deve ser uma missão das empresas – afinal, elas mesmas são pequenas sociedades e suas ações, internas e externas, impactam na vida das pessoas.
O uso consciente da água, a busca por fontes de energia alternativas, o cuidado com a geração de resíduos são algumas das ações de sustentabilidade empresarial.
Elas trazem bem-estar a todos – colaboradores, clientes, agentes externos – e ajudam a elevar a imagem da marca na sociedade. Os consumidores estão mais atentos a quem colabora – ou não – para tornar o planeta um lugar melhor.
No mercado logístico, existem diversas formas de promover a sustentabilidade na empresa e, por consequência, contribuir para um mundo melhor e ser admirada por essa postura.
Mas é possível unir centro logístico e práticas sustentáveis? Sim! A LOGBRAS preparou esse artigo para mostrar como é aliar produtividade, lucro e preocupação socioambiental.
O QUE É SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL?
A sustentabilidade empresarial é o conjunto de ações e políticas corporativas sustentáveis do ponto de vista econômico e responsáveis do ponto de vista social.
Como podemos ver, é uma decisão empresarial que deve cuidar, com a mesma relevância, do capital, do meio ambiente e da sociedade.
A adoção da sustentabilidade nas empresas já é uma realidade em todo o mundo, pois o sucesso de um negócio atualmente não está apoiado somente em um bom produto, um preço competitivo e em ótimas condições de atendimento.
Os consumidores querem o comprometimento das empresas com as questões socioambientais e que o crescimento dos negócios seja o menos agressivo possível ao meio ambiente e benéfico às sociedades como um todo e não apenas para os públicos-alvo de seus produtos.
Em contrapartida, adotar a sustentabilidade nas operações aumenta a visibilidade da empresa no mercado de uma forma positiva, associando-a às melhores práticas de cuidados ambientais e, por extensão, com a vida das pessoas.
O QUE É CENTRO LOGÍSTICO?
O centro de logística é um grande espaço empresarial, que pode ser usado por uma ou diversas empresas, onde elas concentram suas atividades de recebimento, armazenagem, preparação de embarque e despacho de produtos.
Os centros logísticos são soluções fundamentais para uma empresa:
- Ganhar escala de atendimento dos centros de consumo;
- Investir menos ao alugar o centro logístico e não gastar com construção e manutenção de um galpão logístico próprio;
- Reduzir custos operacionais com o compartilhamento de gastos com outras empresas – segurança, limpeza, manutenção e outros.
O mercado de centros logísticos está em ascensão constante em virtude do crescimento contínuo do comércio eletrônico, despertando o interesse cada vez maior de transportadoras, operadoras logísticas e redes de varejo.
Já podemos encontrar hubs logísticos em regiões como Itatiba e Cabreúva, localizados estrategicamente próximos de intermodais de transportes, grandes centros consumidores, portos e aeroportos e contando com excelente malha rodoviária.
Quer conhecer mais benefícios dos centros logísticos para a sua empresa?
COMO APLICAR A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL NO CENTRO LOGÍSTICO
O centro logístico normalmente não é associado a ações de sustentabilidade por não ser uma solução usada em atividades que gerem um grande consumo de água e energia e a geração de resíduos em grande quantidade.
Por outro lado, a operação logística é intensa na utilização de espaços, equipamentos e utensílios e também pode contribuir com o pensamento sustentável das empresas que utilizam o espaço.
Veja algumas das medidas em um centro logístico sustentável que podem ser implementadas.
- Aproveitamento da iluminação natural para reduzir o consumo de energia;
- Isolamento termo acústico que melhora as condições de trabalho e promove o bem-estar dos funcionários;
- Investir na inteligência de localizações de produtos para reduzir a movimentação de máquinas, a poluição interna e o consumo de combustível;
- Amplos espaços externos que facilitem ao máximo a entrada, a manobra e a saída de caminhões para reduzir a concentração de poluentes na região;
- Adotar embalagens ecológicas;
- Reusar embalagens de mercadorias recebidas ou negociar a devolução aos fornecedores;
- Estimular o máximo de digitalização de documentos em lugar da impressão;
- Rever constantemente o planejamento de rotas para otimizar a consolidação de cargas e reduzir a emissão de poluentes com menos veículos circulando;
- Implementar o programa de separação de materiais para reciclagem e o programa de gestão de resíduos.
Outra medida importante é exigir que fornecedores e parceiros comerciais também invistam na sustentabilidade empresarial, o que ajuda a expandir o pensamento sustentável no mercado e torna a postura da empresa ainda mais visível.
COMO A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL AJUDA O CENTRO LOGÍSTICO
MELHORA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A PRODUTIVIDADE
Todas as iniciativas sustentáveis promovem, antes de mais nada, o bem-estar dos funcionários no dia a dia das operações logísticas, aumentando a qualidade de vida no trabalho, a motivação e a produtividade.
SER UMA REFERÊNCIA EM PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO
Investir em atitudes sustentáveis é uma estratégia que repercute imediatamente na região em torno da empresa, especialmente por meio dos colaboradores que moram próximos – e que se sentem orgulhosos em trabalhar em um centro logístico sustentável.
REDUZIR CUSTOS OPERACIONAIS
Alugar um centro de logística já é uma forma de reduzir ou eliminar diversos custos, tanto no investimento quanto na rotina. Com medidas sustentáveis – algumas relacionadas anteriormente – é possível economizar, entre outras coisas, com:
- Energia elétrica;
- Combustível de equipamentos de carga;
- Materiais como papel, plástico e embalagens.
OBTER UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
Os consumidores dos novos tempos, especialmente os mais jovens, estão preocupados com os rumos do planeta, querem o engajamento de todos para salva-lo e ser uma empresa sustentável pode ser um fator de decisão de venda.
Esse fenômeno já ocorre com o movimento de pessoas que preferem cosméticos de marcas que não fazem testes com animais.
Em tempos de tanta concorrência e preços menores (e margens idem) para conquistar clientes, a sustentabilidade é um selo de qualidade que valoriza os produtos!
AUMENTAR A ADMIRAÇÃO PELA MARCA
A admiração pela marca é um dos ativos mais importantes em tempos em que a imagem significa tanto para as pessoas e não seria diferente com as empresas. Investir em sustentabilidade gera um sentimento positivo e torna a marca mais lembrada nas escolhas de clientes.
AUMENTAR A FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES
Além de conquistar mais vendas com sustentabilidade associada aos produtos, é possível fidelizar os clientes conscientes, que podem se tornar propagadores positivos da imagem da marca e gerar um ciclo virtuoso para mais vendas!
A LOGBRAS viabiliza soluções de espaços logísticos em localização estratégica nos principais centros de consumo do país.
Contamos com equipes de alto nível técnico e qualificada nos conceitos e processos mais modernos de operação logística para atender os clientes nas diferentes especificações e necessidades.
Apresente o seu projeto e teremos satisfação em propor a melhor alternativa para alcançar a eficiência logística necessária.
Envie-nos uma mensagem para marcarmos uma reunião sem compromisso para conhecer o seu projeto e as necessidades logísticas dele.
Queremos ser parceiros da expansão e do crescimento do seu negócio!