O excelente desempenho do e-commerce nos últimos anos e a necessidade de buscar espaços mais eficazes para alavancar a produtividade estão levando empresas em todo o mundo a adotar a solução do condomínio logístico.
No Brasil, o movimento de aluguel de espaços logísticos tem crescido bastante, movido por duas necessidades muito próprias da nossa economia:
- A fuga de problemas urbanos crônicos nas grandes e médias cidades – o trânsito, a conservação de vias e a segurança – que impactam em custos e na produtividade;
- As questões infraestruturais – malha rodoviária, manutenção de frotas, custos de frete, prazos – para quem está distante dos principais mercados, de portos e de aeroportos.
A área total de condomínios logísticos dobrou nos últimos dez anos no país, o que demonstra como esses imóveis se tornaram uma preferência de empresas que querem ganhar performance e reduzir custos.
Você certamente percebe alguns benefícios claros quando vê um condomínio de logística, porém conhece todos os benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio?
A LOGBRAS preparou esse artigo para mostrar o potencial do condomínio logístico para construir o sucesso das empresas!
O QUE É UM CONDOMÍNIO LOGÍSTICO?
O condomínio logístico é basicamente uma área fechada e composta de inúmeros galpões com o recurso da modularização, que confere versatilidade para a instalação de negócios com variados perfis – operadoras logísticas, transportadoras e empresas do comércio varejista.
Pelas diversas vantagens que abordaremos aqui, os condomínios de logística são estratégicos para o ganho de escala na produção ou atendimento de mercado.
O funcionamento de um condomínio logístico mostra como essa solução está se tornando cada vez mais importante nas estratégias comerciais de negócios em todo o mundo.
Vamos falar dele!
COMO FUNCIONA UM CONDOMÍNIO LOGÍSTICO?
Um condomínio logístico pode parecer, à primeira vista, um galpão de armazenamento. Porém, ele traz funcionalidades que elevam o padrão de uso das instalações.
- Flexibilidade para usar espaços de acordo com a necessidade do negócio e, conforme a disponibilidade, poder expandir;
- Usar o recurso de cross-docking – descarga e recarga de mercadorias em um mesmo espaço, sem armazenagem;
- Serviços compartilhados de segurança, limpeza, manutenção predial e jardinagem entre as empresas condôminas;
- Estacionamento, espaços de manobras de veículos grandes, rampas e docas;
- Espaços exclusivos como vestiários e refeitórios.
Os galpões em condomínios alugados por empresas especializadas em soluções logísticas possuem uma série de vantagens em relação ao imóvel próprio. Conheça algumas delas!
A MIGRAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS LOGÍSTICOS
Os problemas com infraestrutura em algumas regiões – trânsito, segurança e outros – levaram as empresas locadoras de galpões logísticos a instalar condomínios em regiões com ótimos indicadores sociais e econômicos.
É o caso de cidades que se tornaram hubs logísticos, como Cabreúva e Hortolândia com ganhos importantes. Hoje em dia, condomínio logístico é sinônimo de região privilegiada para trabalhar e atender melhor!
QUAIS OS TIPOS DE CONDOMÍNIO LOGÍSTICO?
Podemos classificar os condomínios de logística com dois critérios.
TIPOS DE CONDOMÍNIOS LOGÍSTICOS POR USUÁRIO
- Condomínios logísticos flex ou especulativos: são os espaços destinados a várias empresas e possuem uma estrutura flexível para atender a diferentes segmentos de mercado em uma mesma localização;
- Condomínios logísticos monousuário ou built to suit: é o espaço projetado para atender a uma empresa ou segmento de mercado em particular e, por esse motivo, vai apresentar características físicas específicas.
TIPOS DE CONDOMÍNIOS LOGÍSTICOS POR FINALIDADE
A partir da diferenciação por usuário, os condomínios se dividem por finalidade.
- Armazéns: espaços de armazenagem de produtos com equipamentos de movimentação de cargas. São os mais usados por atacadistas de todos os portes;
- Cross-docking: galpão logístico muito utilizado pelas empresas transportadoras pois permite que mercadorias cheguem e saiam imediatamente de um galpão sem que sejam estocados, otimizando o uso da frota de caminhões;
- Mistos: são a combinação de armazém e cross-docking, a empresa pode estocar produtos e também usar a estrutura para desembarque e embarque rápido. É bastante usado nos centros de distribuição de grandes redes de varejo.
4 VANTAGENS DE UM CONDOMÍNIO LOGÍSTICO
1 – LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA
A ótima localização dos galpões em condomínios é uma das marcas desses imóveis logísticos e um dos principais motivos da alta demanda por eles, pois a empresa ficará localizada em regiões:
- Com ótima malha rodoviária, principalmente as rodovias federais como em Embu das Artes;
- Próximas de terminais intermodais, portos e aeroportos;
- Com infraestrutura de qualidade no entorno – hospitais, postos policiais.
Todos esses fatores contribuem para otimizar as operações de recebimento e despacho de produtos e aumentar a produtividade.
2 – SEGURANÇA
Um dos principais motivos para as empresas migrarem para regiões mais afastadas das capitais e grandes cidades é a insegurança. Por outro lado, as localidades onde os condomínios para logística estão instalados tem índices de segurança superiores.
Além disso, o imóvel é dotado de modernos sistemas de segurança, como o controle de acesso 24 horas, CFTV e portarias blindadas. Além de proporcionar tranquilidade para os funcionários e proteger o patrimônio, esse custo é rateado entre as empresas condôminas.
3 – INFRAESTRUTURA
Os imóveis para logística são projetados e construídos com a preocupação de mantê-los sempre equipados com as soluções mais modernas de instalações e equipamentos. Além disso, existem funcionalidades como sistema de segurança, refeitórios, docas, rampas e outros itens.
Os condomínios também permitem futuras expansões com a modularização. A empresa pode planejar ciclos de expansão sem investir em reformas de um espaço logístico próprio ou uma mudança.
4 – REDUÇÃO DE CUSTOS
Um condomínio logístico representa uma grande economia quando comparamos com um galpão próprio. De princípio, a empresa não gasta com projeto, equipes e materiais para construir, sem contar os atrasos que costumam representar perdas financeiras.
Basta alugar um condomínio logístico e começar a usar imediatamente.
Todos os custos de manutenção que uma construção própria demandaria no dia a dia – e pagos apenas pela empresa – são compartilhados com os demais negócios que usam o condomínio.
E se precisar mudar de localidade, basta encerrar o contrato de locação do galpão logístico, sem se preocupar com o ativo a ser vendido.
O CONDOMÍNIO LOGÍSTICO BENEFICIA A SUA MARCA!
Os consumidores dos tempos atuais possuem duas características marcantes: são mais exigentes quanto à rapidez e a qualidade do atendimento e valorizam as marcas que investem na melhoria constante dessas condições.
Alugar um condomínio logístico é uma decisão que demonstra como a empresa quer investir no aumento da sua eficiência operacional e, por consequência, gerar um relacionamento melhor com seus clientes.
Como abordamos no começo deste artigo, os condomínios logísticos têm uma alta procura. Os seus concorrentes podem estar, agora, fazendo essa escolha!
A LOGBRAS viabiliza soluções de espaços logísticos em localização estratégica nos principais centros de consumo do país.
Contamos com equipes de alto nível técnico e qualificada nos conceitos e processos mais modernos de operação logística para atender os clientes nas diferentes especificações e necessidades.
Apresente o seu projeto e teremos satisfação em propor a melhor alternativa para alcançar a eficiência logística necessária.
Envie-nos uma mensagem para marcarmos uma reunião sem compromisso para conhecer o seu projeto e as necessidades logísticas dele.
Queremos ser parceiros da expansão e do crescimento do seu negócio!